As Aventuras de Buckaroo Banzai pela 8ª dimensão | Blog da Editora Mundo

As Aventuras de Buckaroo Banzai pela 8ª Dimensão

2 minutos de leitura
Postado em 12.07.2022 por Paolo Fabrizio Pugno

As Aventuras de Buckaroo Banzai pela 8ª dimensão (1984, direção de W.D. Richter) é um filme cômico de FC dos anos 80 que, ao contrário de muitas das outras abobrinhas da época, não se leva a sério desde o início, e talvez por isso tenha atingido hoje o status de “cult”.

Com Peter Weller, John Lithgow, Jeff Goldblum e Christopher Lloyd, o filme é um quase-nonsense do início ao fim, mas é divertido pela forma cínica com que a história é conduzida, pela atuação propositalmente exagerada e pelas piadas inseridas no contexto.

Buckaroo Banzai é um herói multimídia: um grande neurocirurgião, rock star, aventureiro e, nas horas vagas, paladino da Justiça, acompanhado de sua banda e companheiros de aventura, os Cavaleiros de Hong Kong.

Buckaroo consegue realizar o sonho de seu pai, o de penetrar na 8ª dimensão pilotando um veículo especial, capaz de atravessar a matéria sólida. Ao fazê-lo, descobre a presença de alienígenas presos nessa dimensão, que passam a perseguir a equipe de Buckaroo em busca da tecnologia que lhes permitirá retornar ao seu planeta.

John Lithgow encarna o hilário vilão da história, o Dr. Emilio Lizardo, antigo colega do pai de Buckaroo e que agora foi possuído por um destes alienígenas. Christopher Lloyd é um dos alienígenas, que frequentemente discorda de Lizardo e chega até a lhe fazer gestos obscenos quando este não está vendo. 😃

Toda a trupe que acompanha Buckaroo é composta de “machões” muito seguros de si, numa ironia muito bem feita aos estereótipos dos “heróis” dos filme de ação. É um filme “bobinho”, mas destaca-se no meio das muitas produções de FC insossas da época. Vale assistir pelo menos uma vez.

(Nota: em “Jogador Nº 1” de Spielberg, este é um dos filmes citados em destaque quando o personagem principal escolhe usar os trajes de Buckaroo Banzai para o encontro na danceteria).

E lembre-se: Não importa para onde você vá… lá você estará. 😃
Ah, sim, e a melancia? Depois eu conto.

Tags: