Pernas, pra que te quero!!

2 minutos de leitura
Postado em 01.10.2022 por Paolo Fabrizio Pugno

E… pegando carona no assunto do Departamento de Ciências do último número da Histórias Extraordinárias onde o colega Marco Lazzeri nos brindou com informações interessantíssimas sobre os robôs da Boston Dynamics, uma nova máquina — Cassie — entrou para o Guinness Book of Records ao bater o recorde mundial dos 100 metros rasos para robôs bípedes. Cassie, que é composto apenas por um “quadril” com “pernas” e “joelhos” que se dobram para trás — será que é por isso que os avestruzes correm tanto? — saiu do repouso, percorreu 100 m e parou sem cair, em 24,73 s. Faz parte do teste que o robô demonstre equilíbrio tanto na largada quanto na chegada. A quebra do recorde ocorreu em 11 de maio deste ano mas foi anunciada dia 27 de setembro.

O robô utilizou duas redes neurais distintas durante o teste: uma otimizada para a corrida em velocidade e outra que o faz manter o equilíbrio quando parado; ele transiciona de uma para outra durante o teste.

Bem, ainda estamos longe de androides batendo o recorde de Usain Bolt (100 m em 9,58 s), mas se você leu o artigo do Lazzeri, viu que o robô Cheetah da Boston Dynamics já o supera com certa folga — só que ele é quadrúpede, então não vale.

Cassie foi desenvolvida pela empresa Agility Robotics, criada por pesquisadores da Oregon State University. Em março de 2017 Cassie já havia chamado a atenção em um evento da Amazon, chamado Mars 2017.

 

Tags: